Foram convidados 14 alunos e ex-alunos finalistas do curso de Artes Plásticas de vários anos; David Monteiro, Diogo Martins, Eduarda Silva, Eduardo Malé, Filipe Frazão, Ivan Barroso, João Lucas, Jorge Reis, Luís Simões, Marisa Gonçalves, Marisa Teixeira, Marta Machado e Rita Manuel
Os alunos foram responsabilizados – enquanto autores - a desenvolver trabalho em função do espaço cedido pela TRASFORMA AC: num primeiro momento estudaram o local, consciencializando-se das suas características específicas e, posteriormente, elaboraram projectos site-specific, trabalhando in loco.
A selecção dos alunos e respectivos trabalhos apresentados reúne um conjunto de peças heterogéneo – que tem um denominador comum e estruturante: o desenho.
Aos alunos de Animação Cultural - Adélia Caldeano, Carlos Alves, Teresa Mariana Silva – foi dada a oportunidade de trabalhar directamente e em estreita colaboração com os alunos da Artes Plásticas – jovens artistas – tendo o privilégio de observar o processo criativo de elaboração e construção de um projecto. Este aspecto, normalmente relegado a um segundo plano, foi fundamental no planeamento de todas as actividades pedagógicas e lúdicas, fruto da cumplicidade e do diálogo gerado entre os dois grupos. Ou seja, procurou-se desenvolver um projecto na sua totalidade, em termos formais e éticos: ao responsabilizar o aluno procura-se que crie a sua autonomia - ensinar a autonomia – tornando-o activo e consciente das dificuldades inerentes ao processo de elaboração, apresentação e montagem de uma exposição.
Nos últimos anos, torna-se cada vez mais evidente que o projecto pedagógico da ESAD.CR comporta não só o acompanhamento dos alunos na sua articulação com a prática profissional durante o período da sua formação académica, mas também, o apoio na participação destes em exposições e sua inserção no mercado de trabalho.



Sem comentários:
Enviar um comentário